
Diz o Dr. Oz (não é o feiticeiro), que tem um programa com o mesmo nome a passar na Sic Mulher, que ao bocejar estimulamos a circulação sanguínia e diminuimos a temperatura corporal, o que contribui para estarmos mais alerta e "fintarmos" o sono ou cansaço. Mas porque é que quando um boceja todos os que estão ao pé fazem o mesmo?! Estarão mesmo todos cansados?
Fui sair com os meus primos à noite, e como nos tínhamos levantado cedo para a praia sentia-me extremamente cansada e dei por mim a bocejar profundamente. A minha prima que falava comigo começou a bocejar logo a seguir a mim, e quando olhámos para o nosso primo que tinha acabado de se virar para nós, encontrámo-lo a fazer o mesmo. "Tá tudo a abrir a boca, isto é mesmo contagioso" afirmou ela.
E isso fez-me pensar... realmente porque será que o bocejo é contagioso?
Ao investigar um pouco mais sobre isso fiquei a saber que isso se dá devido a um grupo específico de neurónios chamados neurónios-espelho. São estes neurónios que nos fazem agir como "macaquinhos de imitação", que nos ajudam durante a nossa infância e crescimento a saber como agir e o que fazer... são os culpados da minha sobrinha Mé ser tão parecida com o irmão Hugo no que diz respeito a diabruras e maluqueiras. :)
No fundo é uma realidade que o comportamento e conhecimento humanos se estruturam a partir da observação e repetição.
Dizem ainda que estes neurónios-espelho estão directamente associados à empatia, isto é, quanto

Entretanto há mesmo quem chegue a afirmar que os neurónios-espelhos estão tão associados ao controlo da empatia que existem mais probabilidades de imitarmos pessoas de quem gostamos do que pessoas que detestamos...
Confesso que tenho curiosidade em experimentar... alguém tem uma imagem da Paris Hilton a bocejar?!?
0 comentários:
Enviar um comentário