topbella

quinta-feira, 25 de março de 2010

Erros e... agravamentos

Estou a tirar a Licenciatura em Línguas e Literaturas, e desde há 1 ou 2 anos para cá que me sinto particularmente sensível ao ouvir, mas especialmente ao ler e testemunhar o assassínio da língua portuguesa. Não quero com isto dizer que eu não dou erros, dou! Por vezes tenho dúvidas se devo colocar "c" ou "ss" em determinadas palavras, "u" ou "o"... não sou perfeita, embora roce a perfeição! ;)

No entanto, no meu emprego trabalho muito com papel, mails, cartas... e não é de estranhar que assista muitas vezes a verdadeiras facadas linguísticas, tais como "foncionario", "chopping", "orinol", "puchador", "parteleira", enfim... erros minimamente "normais" entre pessoas de pouca instrução escolar que, embora me dê uma dor na alma, não considero verdadeiramente graves.

O problema, a meu ver, dá-se quando se trata de alguém com uma instrução escolar alta, alguém que estudou, alguém que tem um canudo e um título respeitoso antes do nome... um título como Sr. Engenheiro. Não, não estou a falar do Primeiro Ministro. Estou a falar de alguém que ganha 4 vezes mais aquilo que eu ganho... não que ele ganhe grandes fortunas, eu é que ganho pouco! Mas continuando... quando alguém que ganha 4 vezes o que eu ganho comete um erro ridículo, um erro que nunca vi ninguém cometer, um erro que, bolas, não lembra o diabo há algo dentro de mim que se revolve. Se não tivesse achado tanta piada à situação e ao erro em questão, teria com toda a certeza ficado mal disposta.

Ora estava eu muito bem concentrada no meu trabalho... que é como quem diz que estava desesperadamente a olhar para o relógio a ver quando chegava a hora do almoço... quando recebo um mail do dito Sr. Engenheiro, cujo assunto dizia
Aquisição de dois Agravadores. "Mas o que raio são agravadores?!" pensei eu. "Talvez quisesse dizer gravadores e enganou-se... mas que tenho eu a ver com isso? Ele que adquira o que quiser", abri no entanto o mail, para tentar perceber o que queria ele de mim, e qual não é o meu espanto quando leio o seguinte texto:

"Preciso se faz favor de dois agravadores novos, um médio e um pequeno. Os que tenho estão na reforma, em vez de agravarem estragam agravos."

...???!!??... Agravarem?! Agravos?! Foi então que "caiu a ficha" e me ia mijando a rir. Ahhhh agrafadores!!!
Estava a par do processo de Betacismo que faz com que se troquem os "v" pelos "b", como fazem no norte carago, agora trocarem "f" por "v" é que nunca tinha visto... talvez seja um processo ainda não estudado. Mas imagino que possa dar grandes dissabores ao seu utilizador... quero dizer, imaginemos que o Sr. Engenheiro vai jantar com o patrão a casa deste e da esposa, e que às tantas ao cortar o belo naco de carne como de fosse manteiga diz, bajulador:

"Caro Dr., deixe-me que lhe diga que ou o bife é muito bom, ou esta sua vaca é bastante melhor do que aquela que tenho em casa!"

... que iria o Caro Dr. pensar?!? Que iria a esposa do Caro Dr. pensar?!?

Bem, mas agora, enquanto o agrafador médio e o pequeno não chegam, só me resta esperar que o Sr. Engenheiro me peça para agrafar os seus papeis para que eu tenha o privilégio de dizer, com toda a pompa e circunstância:

"Com certeza Sr. Engenheiro, é para mim um prazer agravar o seu trabalho!" ;)



É interessante saber...

...um pouco mais sobre o

Perfil da mulher do signo Carneiro

de 21 de Março a 20 de Abril

"A mulher deste signo pode ser do tipo que se apaixona intensamente, mas jamais colocará o amor em primeiro plano!

Quase sempre, está mais preocupada consigo mesma para se dedicar totalmente a alguém.

Entre todas as mulheres, ela é a que consegue passar mais tempo sem um homem. Claro que viver sem um homem não quer dizer que ela vive sem sonhos ou desejos!

Sonhará sempre com o homem de sua vida; no entanto, enquanto suspira, se não houver um homem de carne e osso, não sentirá a falta dele…

Basicamente, acha que tudo que "ele" possa fazer, ela fará melhor!

A mulher do signo Carneiro gosta de autonomia. Gosta de ser bem tratada e de galanteios, como toda mulher, mas acha que fazer as coisas por si

mesma é a maneira mais rápida! É óbvio que isto choca um pouco com o orgulho masculino!

Ela não quer mandar em tudo… apenas pretende ter a última palavra!

E o parceiro tem é que perceber que é ela quem comanda o barco.

E claro, a mulher deste signo vive com o dilema de todos os nativos Carneiro: não gostam de pessoas que vivam coladas a si, mas costuma perder o interesse se alguém se afastar demais. Ou seja: não quer um homem dominador, mas também não quer um coelhinho manso!

Ela sempre tem que enfrentar seu eterno desafio: dominar enquanto deseja ser dominada!

Lembre-se que ela é do signo Carneiro e este signo adora vencer desafios.

Um homem que resiste à sua investida intriga sempre a mulher deste signo. Ela simplesmente não aceita que não consegue dominá-lo com seu encanto!

E, é aí que está seu maior ponto fraco: o orgulho!

Quando movida pelo orgulho, a mulher do signo Carneiro torna-se tão determinada que poucas coisas conseguirão fazê-la desistir dos seus planos! Ela não vai

sossegar enquanto não provar que é desejável, mesmo que o seu interesse por algo seja passageiro!

Pode ser complicado suportar o seu impulso agressivo, mas o seu optimismo e a sua fé no futuro podem ser altamente compensadores.

A Mulher do signo Carneiro é presa fácil para elogios. Deixe que ela saiba que você a admira, mas não exagere muito! Ela odeia bajuladores, acha-os uns “bananas”!

Mas, um elogio feito por alguém que ela admira ou que julga ser alguém superior pode deixá-la em êxtase durante semanas!

Para amá-lo ela precisa de ter orgulho em si. Mas não se ache muito importante a ponto de relevar os seus talentos ou de desprezá-la. A Mulher do signo Carneiro apesar de exigir muito do parceiro, sabe retribuir em duplicado aos seus esforços para agradá-la.

"O que é dela é dela", e qualquer descuido pode provocar uma tempestade!

Evite fazer muitos elogios à sua artista favorita, nem faça comentários a respeito das suas amigas! Se ela não for a primeira na sua vida, logo vai ter que procurar outra mulher para ocupar seu lugar. Quando ela é realmente ferida torna-se bastante fria e esta frieza pode durar uma eternidade.

Como ela costuma preferir a companhia de homens à das mulheres, pode ser que alguns homens se sintam incomodados com o ciúme que isso pode causar.

Embora muito possessiva, ela não suporta que nenhum homem tente controlá-la!

Não importa para onde vá, faça o que fizer, você tem que confiar nela! É claro que ela nunca vai ter a mesma confiança em si! Ela costuma de ser fiel a quem ama e não se deixa envolver por aventuras que possam abalar o seu relacionamento, quando esta apaixonada!

Elas costumam ser empreendedoras e podem fazer tudo que um homem faz.

A Mulher do signo Carneiro adora dedicar-se à sua profissão, vencer e desfrutar tudo que o sucesso pode proporcionar!

Nenhuma mulher se agarra com tanta garra quando o assunto é vencer a nível profissional As empresárias mais agressivas, as advogadas mais bem conceituadas, normalmente são do signo Carneiro.

Deixá-la longe daquilo que gosta de fazer é um pecado! Deixe que ela se realize com o que gosta e terá uma mulher muito mais amável, sensível e carinhosa.

Esqueça que às vezes ela parece gostar mais do trabalho! Isso torna-a amarga e rancorosa, além de o atormentar com mau humor!

Se está apaixonado por uma mulher do signo Carneiro dê graças a Deus!

Você acaba de encontrar uma mulher que fará de tudo para enfrentar os desafios, apaixonada, fiel e confiante no futuro! Se for bom para ela, nunca vai queixar-se de falta de carinho ou de solidão. Ela não é do tipo que abandona o barco quando a situação está crítica. Ficará ao seu lado enquanto sentir que luta ao lado de seu herói.

Sim, ela não estará atrás de si, mas ao seu lado, para não dizer que muitas vezes estará na sua frente para receber os primeiros golpes!"


Palavras para quê, quando tudo está dito! ;)

quarta-feira, 17 de março de 2010

(Des)Encantamento


Estou farta de beijar Sapos numa busca desesperada pelo Príncipe Encantado!

Porque não nos avisam logo, desde pequenitas, para não acreditarmos nas histórias da Carochinha cheias de romance e Gatas Borralheiras que se transformam em princesas, só porque são bonitas e de bom coração... pois eu também não sou feia! Nem sou nenhuma megera! Então porque é que os meus Sapos não se transformam??!

E depois ainda há aqueles que durante uns tempos nos levam no engano e pensamos que talvez o nosso Conto de Fadas esteja finalmente a começar. E acreditamos porque queremos acreditar, porque crescemos nesta ideia de Amor para Sempre, porque nos iludimos e somos iludidas por corações cor-de-rosa e estrelas cadentes, até ao dia em que passa o efeito da magia, e do romance sobra apenas uma abóbora velha e murcha. E porquê? E para quê? Será pedir muito que os meus Sapos se transformem??!

Culpo a sociedade! Sim, é da sociedade a culpa de nos sentirmos menos mulheres porque não temos um homem ao nosso lado. A sociedade que nos impõe que a verdadeira felicidade está numa relação para a vida, levando-nos a buscar incessantemente esse Felizes para Sempre. E para quê? Se esse para Sempre equivale a alguns anos? Anos de engano. Anos de ilusão. Anos de abóboras velhas e murchas. E porquê? Se foi essa mesma sociedade que séculos antes nos levava a acreditar que o nosso valor não era superior ao do gado que pastava nos campos. Não! Nós temos grande valor. Não! Podemos ser felizes sós. E no entanto pergunto-me... porque é que os meus Sapos não se transformam??!


E acreditamos. E iludimo-nos. E buscamos. E em cada busca, cada esperança, cada decepção perdemos um pouco de nós. E a doçura amarga. E o coração endurece. Deixamos que a busca nos canse e enquanto a esperança enfraquece a decepção torna-se nossa amiga. Amarga-nos a doçura. Endurece-nos o coração. E porquê? Porque os meus Sapos não se transformam??! E para quê? Para viver num (Des)Encantamento?
Pois eu sou mulher, sou feliz, sou auto-suficiente e sou linda! E estou farta de beijar Sapos numa busca vã pelo Príncipe Encantado.

Acerca de mim