Este "bebé" nasceu em 1989, com apenas 7.300 toneladas e 317.000 centímetros de altura.
O seu pai orgulhoso foi o Sr. Gustave Eiffel, o mesmo que criou a nossa Ponte D. Maria, que atravessa o Douro no Porto, no ano de 1877, e a Ponte de Viana do Castelo que atravessa o rio Lima, no ano de 1878, ambas antes de se dedicar à famosa torre.
A torre tinha como objectivo servir para uma exposição mundial, sendo supostamente temporária, no entanto os habitantes concordaram em mantê-la para transmissões de rádio. Actualmente serve de
ícone nacional, visitado por milhões de turistas. A sua altura chega agora aos 324 metros e o seu peso deve andar à volta das 10.000 tonaladas, uma vez que foram acrescentados elevadores, lojas, restaurantes, etc à sua estrutura original.
É possível subir até ao cimo da torres através dos elevadores e ir desfrutando da vista através das suas paredes de vidro. Para os mais aventureiros, existe ainda a hipotese de subir os cerca de 1665 degraus de escadas até ao segundo andar. Não é bem o mesmo que ir ao topo, mas a vista não deixa de ser maravilhosa.
Gustave Eiffel aproveitou para gravar na sua obra-prima os nomes de 72 cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis, em reconhecimento e homenagem às suas contribuições e descobertas.
Zona onde estão os nomes gravados
Lado Oeste, Lado Grenelle, Lado Campo de Marte e Lado Leste, cada um com 18 nomes.
Para saber mais...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel
http://www.tour-eiffel.fr/index.html
0 comentários:
Enviar um comentário